PERIODONTIA

Periodontia e Doenças Gengivais

A saúde periodontal é a base da saúde de todos os tecidos que suportam os dentes. Quando estes tecidos se encontram afetados (infeção, trauma, ou consequência de outras doenças como por exemplo a diabetes) os dentes podem ficar com mobilidade e, em alguns casos, cair.

A maioria das doenças periodontais são silenciosas e o paciente só se apercebe quando já se encontra em estado avançado.

Quando recorrer à Periodontia?

– Se tiver as gengivas inflamadas e/ou a sangrar;

– Se sentir sensibilidade ou dor ao toque, durante a mastigação ou ao frio;

– Se sentir que há alguma mobilidade nos dentes (dentes a abanar);

– Se tiver problemas de saúde como a diabetes;

– se tiver problemas cardiovasculares ou renais;

Tratamento

Os pacientes com doença periodontal têm um risco maior de desenvolver outras doenças sistémicas como problemas cardiovasculares e renais e as inflamações periodontais podem dificultar o controlo da diabetes.

Faz-se um exame clínico minucioso acrescido de registo radiológico e se necessário a medição da altura gengival. Em caso de patologia procede-se ao tratamento necessário.

No caso de Gengivite, remove-se a placa bacteriana e tártaro acumulado e dão-se ao paciente as indicações para uma boa e eficaz Higiene Oral.

Na Periodontite, a perda de osso já não é reversível. Em casos mais comuns, elimina-se a infeção, são removidos os depósitos da placa bacteriana e de tártaro das bolsas periodontais. Em casos mais complexos recorre-se à Cirurgia Periodontal

É necessário fazer consultas de reavaliação com períodos adaptados a cada caso e uma boa Higiene Oral.

Contactos

geral@clinicadaamoreira.pt