ORTODONTIA

01

Ortodontia e Ortopedia Dentofacial – Aparelhos Dentários

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que trata problemas no alinhamento dos dentes e desarmonias a nível dos ossos da face.

Com a colocação de aparelhos dentários, adaptados a cada caso, conseguem-se alinhar os dentes obtendo-se um sorriso mais harmonioso e bonito, ao mesmo tempo que se tratam os problemas ósseos subjacentes.

Estes e outros problemas de posicionamento dentário podem dever-se a vários fatores individuais ( ex: perda precoce de dentes), hereditários (ex: pais com um problema semelhante) ou comportamentais (ex: uso de chupeta e sução digital depois dos 2 anos).
A consequência do não tratamento destas situações pode dificultar uma boa higiene oral provocando o aparecimento frequente de cáries, fraturas e maior acumulação de tártaro originando problemas gengivais.

Com os dentes desalinhados, a forma de trincar os alimentos provoca uma má mastigação e consequentes problemas digestivos e a sobrecarga das articulações podem originar frequentes dores de cabeça.

Com o correto posicionamento dos dentes também a fala e a respiração podem ter significativas melhorias.

Para o tratamento destas situações recorre-se à utilização de aparelhos fixos ou removíveis, expansores ou aparelhos extra-orais.

Ortodontia

Quando recorrer à Ortodontia e Ortopedia Dentofacial ?

Se tem problemas na articulação (estalos ou dor);

– Se tem dores de cabeça frequentes;

– Se tem apinhamento de dentes ou os dentes desalinhados;

– Se os dentes dos dois maxilares (superior e inferior) não encaixam corretamente;

Ortodontia

Tratamento

O uso de aparelho não se destina apenas a crianças, mas também a adultos que necessitem de reposicionamento dentário e/ou que necessitem fazer uma reabilitação mais complexa (reabilitação com implantes ou próteses, por exemplo), permitindo, assim, a obtenção de uma melhor função e longevidade do tratamento e um sorriso mais harmonioso e bonito.

Primeiro faz-se o estudo e planeamento do caso através de fotografias intra e extra- orais, modelos e exames radiológicos para se perceber o tratamento necessário para se alcançar o resultado que se pretende, qual o aparelho mais indicado e qual a previsão de duração do tratamento.

De acordo com o diagnóstico será aconselhado o aparelho ortodôntico mais indicado para cada paciente, que poderá ser convencional ou autoligável, com brackets e arco metálicos ou estéticos ou alinhador que é uma solução transparente e removível, a técnica mais recente e inovadora na área da Ortodontia.

Endodontia

Perspetivas

Se forem cumpridos todos os cuidados aconselhados durante e depois do uso do aparelho e feitas as consultas mensais de controlo do aparelho, onde serão feitas as retificações necessárias para o progresso do tratamento, depois de alcançado, o resultado esperado irá manter-se inalterado.

Contactos

Email
geral@clinicadaamoreira.pt

Telefone
21 402 98 61

Telemóvel
93 918 27 21

Morada
Avenida Amália Rodrigues, 15, Loja A/B, Jardim da Amoreira,
2620-520 Ramada

Medicina Dentária e Especialidades Clínicas

Links Úteis