Terapia da Fala

A Terapia da Fala é uma especialidade que se dedica à prevenção, avaliação e tratamento da comunicação humana e os problemas que com ela estão relacionados.

A Terapia da Fala é indicada, quer para crianças, quer para adultos que tenham situações que interferem com a comunicação ou com a mastigação e a deglutição (engolir).

Quando recorrer à Terapia da Fala

• Quando a criança tem problemas na articulação de sons e atrasos na linguagem, que podem provocar dificuldades na leitura e na escrita;

• Quando existem alterações na fluência do discurso, como por exemplo, a gaguez;

• Quando existem perturbações da voz, provocadas por doenças da laringe ou em profissões cujo instrumento de trabalho é essencialmente a voz;

• Depois de cirurgias da cabeça e pescoço, para reabilitação dos padrões de alimentação e comunicação;

• Em situações em que existe perda da capacidade da linguagem ou alteração da fala e da motricidade;

• Para melhorar perturbações da fala;

• Quando surgem dificuldades de deglutição causadas por acidente vascular cerebral, traumatismo crânio-encefálico, doenças degenerativas do sistema nervoso central (doença de Parkinson, demências), ou outras;

• Dificuldades da articulação dos sons devido a problemas dentários;

• Como apoio na correta articulação dos sons e das palavras nos dias seguintes à colocação de um aparelho dentário.