Medicina Geral e Familiar

A Medicina Geral e Familiar é uma especialidade médica orientada para os cuidados de saúde primários e que abrange, de forma genérica, todas as áreas de especialidade, permitindo reconhecer a existência de algum problema de modo mais eficaz e apropriado e, se necessário, encaminhar o paciente para outras especialidades médicas ou cirúrgicas.

O médico de Medicina Geral e Familiar (MGF) apoia os pacientes de todas as idades assim como a sua família, oferecendo cuidados de natureza preventiva ou curativa. Existe uma relação de proximidade entre o médico de MGF e o paciente e um conhecimento mais pormenorizado da sua saúde, pelo que tem um papel essencial, quer na promoção da sua saúde, quer na prevenção de doenças.

Quando recorrer à Medicina Geral e Familiar?

• Em situações de doenças comuns;

• Quando tiver algum sintoma ou incomodo e desconhecer a sua origem;

• Para fazer o acompanhamento periódico do estado da sua saúde;

• Quando precisar de consultas de planeamento familiar;

• Quando tiver dúvidas sobre cuidados preventivos a ter com a sua saúde;

• Quando precisar de vigiar a sua saúde, controlar a doença e necessitar de realizar análises clínicas ou exames;

• Para avaliação médica antes de iniciar a prática de desporto;

• Quando precisar de aconselhamento sobre vacinas especialmente se for viajar ou pertencer a “grupos de risco”.